A tendinite é uma inflamação no tendão – estrutura fibrosa que une o músculo com os ossos. A doença pode ser provocada por uma série de situações como esforço repetitivo, doenças auto-imunes e consequências de outras doenças como a fibromialgia. Os sintomas mais comuns é a dor nas articulações, mas pode acontecer em qualquer parte do corpo.
Os locais mais comuns que a tendinite afeta são: ombros, cotovelos, pés, punho, joelhos e tornozelo.
SINTOMAS DA TENDINITE
- Inchaço no tendão
- Dor intensa e aguda
- Dores de cabeça
- Febre e fraqueza
- Vermelhidão na região
- Dor nas articulações, como ombro, costas, pés, braços
A dor localizada é a mais característica. Logo que ela passe a ser sentida é recomendável procurar um médico para evitar que a situação piore.
PRINCIPAIS CAUSAS
A tendinite é causada quando há esforço muito grande ou fragilização da área. Acontece que os tendões mesmo tendo poder de elasticidade não são tão fortes quando o osso ou os músculos. Caso a força exercida seja muito grande eles podem sofrer lesões, o que causa da tendinite.
Algumas situações podem aumentar as chances de acontecimento do problema. Podemos destacar: Alongamento muscular, Postura inadequada, Movimentos repetitivos, Estresse, Atividades esportivas, Doenças auto-imunes e Pessoas idosas. Veja os detalhes sobre cada uma delas:
- Alongamento muscular: O alongamento intenso pressiona o tendão de modo a provocar uma lesão, caracterizada pelo processo inflamatório
- Postura inadequada: posturas inadequadas diminuem o espaço necessário para o bom funcionamento dos tendões, de modo que eles trabalhem de forma irregular . A longo prazo isso pode trazer o desenvolvimento da tendinite
- Movimentos repetitivos: A operação de máquinas, uso de computadores e outras situações que envolvem o esforço repetitivo são os grandes vilões os tendões, além da tendinite pode causar a LER ( Lesão por esforço repetitivo).
- Estresse: o fator psicológico de ansiedade ou tensão faz com que os músculos fiquem tensionados imperceptível, o resultado está a sobrecarga dos tendões que também precisam aguentar essa pressão.
- Atividades esportivas: Esportes e exercícios praticados de forma inadequada podem estirar os músculos e com isso provocar a tendinite
- Doenças auto-imunes: Neste tipo de doença o sistema de defesa do organismo não funciona de acordo não age no inicio das inflamações, por isso torna-se muito mais fácil de criar tendinite
- Pessoas idosas: Quanto mais velho a pessoa pior é a circulação sanguínea, o que torna o tendão pouco irrigado e mais suscetível a inflamações
TRATAMENTO
A maioria dos casos de tendinite se resolve com alguns dias. Para melhorar o tratamento compressas de água quente podem ser colocadas na região para ajudar na circulação sanguínea.
Para evitar a dor deve-se manter em repouso da região afetada. Para casos clínicos recomenda-se a acupuntura, massagem e fisioterapia para evitar que o problema reincida.
Antes de se medicar consulte a opinião de um médico consulte um médico ou a opinião de um farmacêutico. Leia a bula.
Se não houver o tratamento adequado a tendinite pode levar a casos mais sérios como por exemplo a ruptura do tendão que exige reparação intensa de vários meses e também lesões permanentes que afetam o movimento dos membros.
QUAL É O TEMPO DE CURA?
Compressas de gelo podem aliviar a dor. use a bolsa de gelo sobre o local por 20 minutos e repita a ação de 2 a 3 vezes no dia a dia. Com o auxilio de medicamentos em uma semana é possível desaparecer com os sintomas.
O tempo de cura da tendinite varia conforma as especificidades do organismo de cada um. Exposições a outras doenças e ambientes desconfortáveis, estressantes e até condições psicológicas desfavorecem o tempo de recuperação.
PREVENÇÃO
A prevenção da tendinite é muito importante principalmente para as pessoas que se enquadram como população de risco. A exemplo as pessoas idosas, que trabalham com operações repetitivas ou então que tem doenças que mantenham o corpo vulnerável.
Nestas circunstâncias a prática de atividade físicas regulares, fisioterapia e uma alimentação saudável é importante para evita que o problema se desenvolva e também garantir a saúde como um todo.
Em casa devem ser praticados exercícios de alongamento e movimentação das articulações com periodicidade.